O Grupo Jafe assume o compromisso com os mais altos padrões de Governança Corporativa, baseados em princípios que privilegiam a transparência e o respeito aos cotistas. Para isso, nossa estrutura de gestão e reporte incorpora as melhores práticas do mercado, entre elas a presença de 30% de conselheiros independentes na composição do Conselho de Administração, somada a comitês para assessoramento do órgão e um sistema de controles internos. Além disso, adotamos as principais práticas recomendadas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) em seu Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.
Composição do Conselho de Administração
Jandson Feitosa Sousa
Presidente do Conselho de Administração
Ramíria Rodrigues
Conselheira de Administração
Gabriel Westphal
Conselheiro de Administração
Carlos Maciel
Conselheiro de Administração Independente
Luzia Oliveira
Conselheira de Administração Independente
Patrik Sousa
Conselheiro de Administração Independente
O Conselho de Administração tem como missão proteger e valorizar o patrimônio do Grupo Jafe e sua perpetuidade, preservar os propósitos e crenças dos cotistas, promover a criação de valor sustentável e atuar como guardião de seus interesses, compatibilizando-os com os de outras partes interessadas (stakeholders). Suas principais funções são: fixar a orientação geral dos negócios, decidir sobre temas de relevância estratégica e eleger a Diretoria Executiva, entre outras competências atribuídas pela Lei e pelo Estatuto Social. O Estatuto Social atribui ao Conselho de Administração competência para constituir comitês técnicos e consultivos para seu assessoramento, descritos a seguir:
Com funcionamento permanente, o Comitê é responsável por recomendar as condições de contratação de auditoria externa independente e propor seus objetivos, analisar e avaliar os trabalhos da auditoria interna, garantir e aprimorar os controles internos, recomendar procedimentos diante da constatação de inadequações em relação às melhores práticas contábeis e acompanhar o mapeamento dos riscos a que a empresa está exposta e as respectivas ações preventivas e mitigantes.
Com funcionamento permanente, o Comitê tem como atribuição assessorar o Conselho de Administração e o Presidente Executivo na avaliação, indicação e destituição de diretores, acompanhar a evolução da organização frente a desafios estratégicos para os negócios e a gestão, analisar sistemas de avaliação de desempenho, políticas salariais e programas de desenvolvimento do quadro funcional. O órgão também é responsável por propor diretrizes e critérios para programas de remuneração variável e acompanhar e propor ações decorrentes da avaliação do clima organizacional.
Com funcionamento permanente, o Comitê apoia o Conselho de Administração na avaliação, priorização e acompanhamento dos projetos mais relevantes.
Tem a função de acompanhar as diretrizes de orçamento, gestão de recebíveis e analisar ações de redução de custos e despesas e de melhoria da rentabilidade, além de avaliar oportunidades de investimentos. Em 2022, foi criado o Comitê ESG, com reporte direto ao Conselho de Administração.
A Auditoria Interna reporta-se ao Conselho de Administração e matricialmente ao Comitê de Auditoria, tendo como principal responsabilidade a realização de auditorias independentes, avaliando a adequação dos controles internos, sistema de gerenciamento de riscos, conformidade à legislação e regulamentos aplicáveis. O objetivo central é certificar que o sistema de gerenciamento de riscos e controles resguarda a empresa contra perdas.