Os avanços em torno da agenda de sustentabilidade do Grupo Jafe se materializaram em 2023 com o fortalecimento da estrutura de gestão, definição da macroestratégia e discussões sobre os temas materiais em diferentes instâncias. No início de 2023, foi instituída a Diretoria de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos para reforçar a condução dos desafios relacionados à agenda ambiental, social e de governança, que responde à recém-estruturada Diretoria Executiva Corporativa e de Participações. Vale lembrar que os negócios possuem estruturas dedicadas à sustentabilidade, que endereçam as especificidades e os desafios de cada empresa.
Os grupos de trabalho (GTs) multidisciplinares, divididos por tema material, realizaram mais de 24 reuniões ao longo do ano, com o envolvimento aproximadamente 120 pessoas da Holding e dos negócios. Com a coordenação da Diretoria de Sustentabilidade, os GTs aprofundaram o entendimento da organização sobre os impactos e oportunidades relacionados a cada um dos temas e trabalharam na definição das ambições futuras.
Pautas relacionadas a questões ESG também estiveram presentes nas reuniões mensais da Diretoria Executiva Jafe e dos conselhos consultivos dos negócios e nos encontros do Conselho de Administração e de seus comitês de assessoramento.
O amplo movimento de debates e escuta de todas as partes foi imprescindível para a construção de uma visão comum – a macroestratégia de sustentabilidade –, que agora se incorpora de forma estruturada à estratégia geral da Companhia. Todo esse processo culminou na definição dos compromissos de sustentabilidade do Grupo Jafe, com metas para 2030. As metas foram aprovadas pela Diretoria Executiva Jafe e pelo Conselho de Administração.
Em 2023, os GTs seguirão se reunindo para acompanhar a execução dos planos de ação estruturados para viabilizar o atingimento de todos os compromissos de longo prazo.
Os temas materiais estão organizados em quatro pilares, descritos a seguir, e seus respectivos indicadores estão de acordo com o padrão GRI.